Apps são criados para denunciar assédio e dar segurança a mulheres


UOL - Não é incomum presenciar alguém, quase sempre uma mulher, sofrendo assédio em espaços públicos no Brasil, especialmente em cidades grandes. Os órgãos públicos fornecem canais de denúncia para este tipo de atos, mas a vítima nem sempre tem o tempo ou o sangue frio de reagir em uma situação dessas.

Para ajudar a evitar situações deste tipo, desenvolvedores criaram uma gama de aplicativos que visam ajudar as vítimas de assédio ou outros tipos de violência em espaços públicos. Eles facilitam denúncias e comunicação com autoridades - além de permitir alertas para chamar a atenção de outras pessoas próximas. 

Para Mariana Ribeiro, diretora de comunicação da ONG Nossas, a existência desses programas ajuda a preencher um vazio que as autoridades não ocupam. "O denominador comum é que políticas públicas não dão conta de fazer o atendimento de qualidade, é precarizado. A barreira de entrada para uma mulher que passou por uma violência é muito alta. Tem uma questão de confiança do atendimento qualificado, muitas dessas iniciativas surgem um pouco nesse vácuo", explicou.

Comentários

Postagens mais visitadas