FPMAT une esforços no combate ao assédio moral

Natal (RN) – Os componentes do Fórum Regional de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho da Região Oeste do estado do Rio Grande do Norte - FPMAT coordenarão ações conjuntas visando o combate ao assédio moral no ambiente de trabalho.

Em reunião, os membros do Fórum decidiram que os sindicatos membros divulgarão em seus informativos impressos, internet e demais meios de informação os canais de denúncias que os trabalhadores poderão utilizar na hipótese de assédio moral no ambiente laboral.

Espera-se que esta iniciativa leve as informações necessárias ao trabalhadores quanto aos tipos de assédio e a forma que este acontecem, pois muitos dos trabalhadores desconhecem a real extensão dos danos que os destrato moral pode acarretar.

Estas mediadas se justificam pelo fato de alguns trabalhadores, por falta de esclarecimento, acreditam que o assédio moral no ambiente de trabalho faz parte da rotina de qualquer empresa, devendo ser suportado pelo empregado.

Os sindicatos além de promoverem a informação dos trabalhadores também deverão intervir nas empresas em que o assédio for denunciado.

Empresas e autoridades públicas são convocadas a prestar esclarecimentos - Os membros do FPMAT também decidiram pela convocação de representantes de empresas acusadas de manter práticas atentatórias à dignidade dos trabalhadores. Estas empresas, através de seus representantes, prestarão esclarecimentos quanto às acusações apresentadas por grupo de trabalhadores.

Também será convocado para reunião com o FPMAT – Região Oeste o Secretário de Saúde de Mossoró, o qual esclarecerá quais são as políticas públicas de atendimento à saúde do trabalhador, que efetivamente já foram implantadas. Nesta reunião também estarão presentes os representantes da Vigilância Sanitária Municipal e o coordenador do CEREST Regional.

Por fim, os componentes do fórum farão diligências para averiguar a suposta a precariedade no atendimento ao trabalhador por parte da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Mossoró. Denúncias apresentadas aos integrantes do Fórum dão conta que trabalhadores tem sido assaltados na fila daquela gerência enquanto aguardam, de madrugada, o recebimento de uma ficha para atendimento.

Da mesma forma, será analisada denuncia na demora na concessão de seguros-desempregos que tem causado prejuízo no sustento de trabalhadores e suas famílias.

Fonte: Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas