Empresa é condenada por dano moral coletivo no RS

Porto Alegre – O Ministério Público do Trabalho (MPT) obteve a condenação da Urbano Agroindustrial, em São Gabriel (RS). A empresa pagará indenização de R$ 100 mil por dano moral coletivo e terá de se adequar à Norma Regulamentadora nº 1 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que trata de medidas de segurança individual e coletiva no trabalho.

A decisão determina que a empresa torne obrigatório o uso de cinto de segurança tipo paraquedista em atividades desenvolvidas a mais de dois metros de altura, promova treinamentos que assegurem a eficácia das medidas de proteção de caráter coletivo e forneça equipamento de proteção individual (EPI) aos empregados, além de garantir o livre exercício profissional dos especialistas nos serviços em engenharia de segurança e em medicina do trabalho.

A Urbano deverá, ainda, manter sempre atualizados e revisados os documentos-base do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), além de implementar diversas medidas de segurança em relação a instalações elétricas. Deverá também recarregar periodicamente os extintores.

Os trabalhadores devem contar com intervalo de no mínimo 11 horas entre as jornadas e descanso semanal de 24 horas, preferencialmente aos domingos.

Multa – Em caso de descumprimento, será cobrada multa diária no valor de R$ 15 mil por item desrespeitado.

Informações: MPT no Rio Grande do Sul

Comentários

Postagens mais visitadas